Características dos Brinquedos
- Materiais Reais: Aqui os brinquedos são feitos de materiais como madeira, plásticos, e muitas texturas que são escolhas realistas que permitam que a criança explore sensações autênticas.
- Simplicidade: São brinquedos simples e facilmente manipuláveis, incentivando a concentração e a exploração.
- Erro e Acerto: Brincar valoriza o processo de tentativa e erro. Os brinquedos permitem que a criança teste movimentos até acertar, promovendo aprendizado.
- Baseados em Métodos que estão alinhados com um educacional que engloba o todo, colocando a criança no centro do processo de aprendizado.
Benefícios dos Brinquedos
- Desenvolvimento Cognitivo: Estimulam o raciocínio lógico e a resolução de problemas.
- Desenvolvimento Motor: Promovem a coordenação motora fina e grossa.
- Desenvolvimento Emocional: Incentivam a independência e a autoconfiança.
- Estímulo à Criatividade: Os brinquedos Montessori permitem que a criança explore sua imaginação e criatividade.
Aqui na BrinqueDoQuê
Os brinquedos são mais do que meros objetos, são ferramentas valiosas para o crescimento e aprendizado das crianças, podendo enriquecer o vínculo e a jornada educacional das famílias.
Aqui teremos menos fórmulas e mais essência, pois em anos de práticas, de estudos, e de buscar sentido, a base de maior resultado foi sentar no chão, e tentar um: "Brincar do quê?" Só investindo no amor que você faz o que é capaz de te diferenciar.
E assim surgiu este pedacinho de nós, naquilo que fazemos e oferecemos.
É no brincar que se faz um novo ser, uma nova memória, e um novo jeito de se refazer. O amor nasce no olhar para o outro, e no permitir brincar você olha, cria uma capacidade de simbolizar.
A palavra "Símbolo" vem do grego para explicar um processo de unir, juntar, de integrar, convencionou-se por símbolo então como uma expressão gráfica ou visual, cabendo no contexto permitir identificar, fazer possível reconfigurar, comunicar por imagens ou pela linguagem que for .
Assim apresentamos a "Brinque do Quê"
Foi a capacidade de simbolizar, juntar, integrar, fazer cair, montar de novo, recriar, mudar as cores, pintar do seu jeito, rasgar ou remendar. Ou não, apenas guardar num canto o brinquedo até o próximo encontro, no dia que lembrar, no dia que foR para recriar, que existir uma outra forma, um novo jeito, um outro sentido, um novo eu.
Isso é a ressignificação que nos permite o brincar, seja a idade que for, brincar é um momento aonde você pode estar em paz com sua capacidade de ser, com sua potência em viver.
Entre, explore, brinque do que quiser!